14 a 17 de novembro | Brasília
CAsB - Clube de Astronomia de Brasília
MENU
 
Enviado por admin em 11/mar/2013

Local

O 16º ENAST (Encontro Nacional de Astronomia) acontecerá em Brasília, entre os dias 14 e 17 de novembro.
O 16º ENAST acontecerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Brasília (foto: http://bit.ly/11u9WWr)
O 16º ENAST acontecerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Brasília (foto: http://bit.ly/11u9WWr)

O 16º ENAST será no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, terceiro maior centro de convenções do Brasil. Em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, o CAsB conseguiu o espaço, que fica na região central de Brasília, próximo ao Planetário.

 

Como chegar ao evento

Táxi: não tem sido muito fácil pegar táxis em Brasília, mas nos hotéis normalmente há táxis à espera de passageiros. Nos dias do ENAST, acreditamos que o movimento será menor e, por isso, será mais fácil. E uma dica: combinar um valor com o taxista antes de chegar ao destino costuma ficar bem mais caro.

  • Rádio Táxi Alvorada (3321-3030): oferece desconto, mas é dos mais concorridos. Por isso, aconselhamos que se chame o táxi com bastante antecedência.
  • Rádio Táxi Shalom (3321-8181): apesar de não oferecer desconto, também é concorrido. Se precisar, chame o táxi com antecedência.

Ônibus:
A partir do Setor Hoteleiro Norte: vá para uma parada de ônibus no Eixo Monumental e se informe se o ônibus vai para o SIG, Estrutural ou Rodoferroviária. Sugestão de linha: 152 (e variações)

A partir da W3 Norte: pegue um ônibus do lado do sentido norte-sul da via que passe pela estrutural ou SIG. Sugestões de linha: 379, 376

A partir do Setor Hoteleiro Sul e W3 Sul: vá para um ponto de ônibus no lado da via do sentido sul-norte. Sugestão de linha: 179.1, 151.4

A partir da Rodoviária do Plano Piloto: pegue a linha 152

Carro: aconselhamos que você use o mapa disponível no início desta página para traçar a rota e ter orientações do Google Maps (se sua hospedagem foi em um dos locais indicados por nós, acesso os mapas a partir desta página), ou use as coordenadas abaixo no seu GPS. Haverá estacionamento no local.

Coordenadas para GPS: para localizar o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, pode inserir as seguintes coordenadas em seu aparelho: -15.788269,-47.900552.

Brasília

Brasília à noite. Imagem da NASA. Original em: http://bit.ly/ZGFulY
Brasília à noite. Imagem da NASA. Original em: http://bit.ly/ZGFulY

A cidade de Brasília fica em uma região central do Brasil e conta com boa infraestrutura para receber eventos e seus participantes. A cidade é nova (fundada em 1960), planejada, com renda per capita alta, e arquitetura e urbanismo que a colocam entre as cidades com melhor qualidade de vida do país, com largas calçadas entre bosques urbanos. Famosa por seu céu exuberante e natureza bem característica, também fica próxima a áreas que favorecem muito a observação astronômica amadora, com destaque para a Chapada dos Veadeiros.

Star trail na Chapada dos Veadeiros durante o 5º EBA. Autor: Marcelo Domingues. Original em: http://bit.ly/ZjZye5
Star trail na Chapada dos Veadeiros durante o 5º EBA. Autor: Marcelo Domingues. Original em: http://bit.ly/ZjZye5

Foi construída em 2 eixos (Eixo Monumental e Eixão), que se cruzam na região central, e vias paralelas a eles. Essa disposição favorece o deslocamento. Na maioria dos horários, de carro, é possível atravessar a cidade de ponta a ponta em apenas 20 minutos ou menos.

Também foi planejada para a cidade uma "escala bucólica", que torna o ambiente urbano agradável para se passear e contemplar. Inclusive, na região do Plano Piloto, observamos muitos pássaros graças à vegetão bastante densa para uma área urbana, que pode crescer em espaços abertos.

Por sua arquitetura diferenciada, única e moderna, foi o primeiro lugar construído no século XX a ser tombado como Patrimônio Cultural Mundial.

Clima

Brasília tem uma estação de seca (inverno) e outra de chuva (verão). No mês de novembro, quando acontece o ENAST, talvez o céu não esteja aberto para favorecer a observação, pois já é um mês com mais chuvas.

Mais alguns dados

População: 2.562.963 habitantes (2010)
DDD: (61)

Distâncias
Goiânia: 211 km
Porto Alegre: 2.121 km
Recife: 2.223 km
Rio de Janeiro: 1.160 km
São Paulo: 1.015 km

Referências

http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasília
http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Brasília

Realização:
Realização
Patrocínio:
Patrocínio
Apoio:
Apoio
© 2018 16º ENAST - Encontro Nacional de Astronomia.    Todos direitos reservados. Administrar Site Design: Fábrica de Criação             concrete5 - open source CMS