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Enviado por admin em 28/out/2013

Ensino de Astronomia nas Propostas Curriculares e nos Livros Didáticos: Existe Coerência?

Autor(es): Fernando Roberto da Costa Linhares (UFMG); Silvania Sousa do Nascimento (UFMG)

Palestrante(s) ou Instrutor(es): Fernando Roberto da Costa Linhares (UFMG)

Área do Trabalho: Ensino e Divulgação Científica

Modalidade: Palestra

Este trabalho é parte integrante de uma pesquisa de mestrado defendida no ano de 2011, em Minas Gerais. Trata-se de um estudo que procurou verificar onde os conteúdos de Astronomia aparecem contemplados no currículo, em especial, nas principais propostas curriculares utilizadas na educação básica do estado de Minas Gerais. Em seguida, investigamos a presença de tais conteúdos nos livros didáticos, aprovados pelos últimos PNLD, de modo a verificar se a forma com que a Astronomia aparece nas propostas curriculares coincide com a forma com que o assunto é tratado. Constatamos que temas de Astronomia aparecem, de certo modo, contemplados nas diversas propostas curriculares brasileiras, comprovando a importância do seu ensino na educação. Foi observado também um aumento na presença de conteúdos de Astronomia nos livros didáticos atuais, mostrando uma crescente preocupação dos autores em inseri-los em suas obras. Ao se apresentar este panorama, ficou evidente o quanto esta área ainda se mostra incipiente no país, ainda que se verifique uma crescente preocupação nos últimos anos. Os resultados deste trabalho indicaram ainda algumas reflexões que podem auxiliar nas discussões sobre educação em Astronomia no Brasil, sobretudo no tocante ao ensino de Astronomia nas escolas.

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