14 a 17 de novembro | Brasília
CAsB - Clube de Astronomia de Brasília
MENU
 
Enviado por admin em 04/nov/2013

Participação confirmada: Demetrius Leão

O professor MSc. Demetrius dos Santos Leão, graduado na Universidade Católica de Brasília (UCB) e mestre em Ensino de Física pela Universidade de Brasília (UnB) fala da sua experiência com o Ensino de Astronomia e do uso de seu invento: o miniplanetário
Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

Demetrius Leão graduou-se em Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB) e obteve o título de mestre em Ensino de Física pela Universidade de Brasília (UnB) com suas investigações em Ensino de Astronomia, envolvendo um material didático de autoria própria: o miniplanetário, um pequeno projetor de baixo custo, que qualquer pessoa pode construir e fazer do próprio quarto, ou qualquer outro ambiente escuro, um planetário "de verdade".

Na Sala de Ciências do SESC, durante sua graduação, fez um estágio e, anos depois, selecionou e orientou monitores na última passagem no planetário móvel da rede pelo DF. Pela UnB, também atuou no planetário itinerante, de projeção digital.

Recentemente, com auxílio dos paulistanos do Grupo Sputnik, de Divulgação e Ensino de Astronomia, o miniplanetário entrou para a lista de materiais didáticos que eles divulgam.

Atualmente é professor de Física do Ensino Médio na EDUSESC, conduzindo lá inúmeros projetos, tais como a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), o Projeto Eratóstenes Brasil, saídas de observação astronômica, palestras voltadas para a educação básica e outras atividades relacionadas com o universo astronômico.

Mais informações

- Artigo na Revista Física na Escola
- Artigo na Revista Latino Americana de Educação em Astronomia
- Miniplanetário no Sputnik

Realização:
Realização
Patrocínio:
Patrocínio
Apoio:
Apoio
© 2018 16º ENAST - Encontro Nacional de Astronomia.    Todos direitos reservados. Administrar Site Design: Fábrica de Criação             concrete5 - open source CMS