14 a 17 de novembro | Brasília
CAsB - Clube de Astronomia de Brasília
MENU
 
Enviado por aornellas em 18/jul/2013

Participação confirmada: Ivan S. Ferreira

Confirmada a palestra de Ivan S. Ferreira, astrofísico e professor da UnB, especialista em cosmologia e plasmas
Foto original em http://bit.ly/1bsGX8L
Foto original em http://bit.ly/1bsGX8L

O Dr. Ivan S. Ferreira, professor do Instituto de Física da Universidade de Brasília, é Doutor em Astrofísica pelo INPE. Ele trabalha com tópicos de pesquisa ligados à caracterização de plasmas astrofísicos presentes no meio interestelar e também no universo jovem. Dedica-se, ainda, no Laboratório de Plasmas daquela universidade, a experimentos ligados a aceleradores de plasma voltados para a propulsão espacial.

No 16º ENAST, ele proferirá palestra sobre cosmologia experimental e radiação cósmica de fundo em microondas. Nas palavras do próprio Prof. Ivan Ferreira:

"Muito se fala de matéria escura e energia escura, de um universo de 13,8 bilhões de anos em expansão acelerada. Mas de onde tiramos estas informações? Nesta palestra tentaremos esclarecer estes pontos detalhando como são feitas as medidas de uma das principais fontes de informações da Cosmologia: a Radiação Cósmica de Fundo em Microondas. Assim averiguaremos quais aspectos estão muito bem especificados e em quais ainda recaem uma grande incerteza. Por fim falaremos sobre o futuro desta área do conhecimento, isto é, sobre o que ainda não conseguimos medir."

Mais informações

- Sobre o Dr. Ivan no Instituto de Física da UnB
- Currículo Lates
- Trabalhos na Microsoft Academic Research
 

Realização:
Realização
Patrocínio:
Patrocínio
Apoio:
Apoio
© 2020 16º ENAST - Encontro Nacional de Astronomia.    Todos direitos reservados. Administrar Site Design: Fábrica de Criação             concrete5 - open source CMS