14 a 17 de novembro | Brasília
CAsB - Clube de Astronomia de Brasília
MENU
 
Enviado por admin em 30/mai/2013

Participação confirmada: Pedro Nehme

Atualmente estagiando na Agência Espacial Brasileira (AEB), será o primeiro civil brasileiro a visitar o espaço, além de já ter seu nome em um projeto de um observatório-balão que utiliza interferometria desenvolvido para a NASA
Pedro Nehme em projeto da NASA
Pedro Nehme em projeto da NASA

O 16º ENAST tem seu primeiro palestrante confirmado! É Pedro Henrique Doria Nehme, de 21 anos, que vai entrar na história como o primeiro civil brasileiro a ir para o espaço (após vencer uma promoção da empresa aérea holandesa KLM), que já contribuiu para um projeto da NASA (tendo sido selecionado para estagiar no Goddard Space Flight Center), e atualmente estagia na AEB (Agência Espacial Brasileira).

Em sua palestra, Pedro Nehme vai falar sobre o projeto do qual participou na NASA, a construção de um telescópio acoplado a um balão, capaz de subir até a estratosfera para observar o espaço usando interferometria de infravermelho.

BETTII

O BETTI ("Balloon Experimental Twin Telescope for Infrared Interferometry" ou "Telescópio Duplo Experimental em Balão para Interferometria Infravermelha") é um interferômetro de Michelson com baseline de 8 metros montado em um balão de grande altitude. A longa linha de base de 8 metros proporciona uma resolução angular sem precedentes (~0.5 ̋) na banda de 30-90μm. Essa banda é inacessível a partir do solo. O transporte por balão para grandes altitudes da atmosfera, combinado com o instrumentação única do BETTII com dupla transformada de Fourier, permite uma resolução espectral de até R ≡ λ/Δλ ~ 200. Esses recursos integrados permitem que o BETTII forneça espectroscopia resolvida espacialmente, uma nova ferramenta para explorar regimes astronômicos que permanecem escondidos de nossa visão. Simultaneamente, BETTII irá desenvolver tecnologias e técnicas fundamentais para interferometria a partir do espaço para além do TRL 6 (indicador de maturidade tecnológica, com gradação crescente de 1 a 9).

BETTI.jpg

RUBBLE (parte do projeto construída por Pedro)

O RUBBLE é um instrumento carregado por balão dedicado a testar diversos componentes de hardware para o BETTI. É principalmente composto por um conjunto de sensores e uma câmera astronômica. O conjunto de sensores é composto por acelerômetros, inclinômetros, GPS, bússola e termômetros, todos interligados através de microcontroladores Arduino. A câmera astronômica é composta por uma câmera sCMOS, um estágio giratório Griffin, uma lente poderosa, um conjunto defletor caseiro e um computador potente dedicado à aquisição de dados e decisões de vôo em tempo real.

Realização:
Realização
Patrocínio:
Patrocínio
Apoio:
Apoio
© 2020 16º ENAST - Encontro Nacional de Astronomia.    Todos direitos reservados. Administrar Site Design: Fábrica de Criação             concrete5 - open source CMS