14 a 17 de novembro | Brasília
CAsB - Clube de Astronomia de Brasília
MENU
 
Enviado por admin em 27/out/2013

Fotometria visual de estrelas variáveis a partir de imagens digitais

Autor(es): Adriano Aubert Silva Barros / CEAAL - OAGLL/CECITE/SEEAL - REA.

Área do Trabalho: Pesquisa Amadora (fotometria, espectrometria, astrometria, observação visual sistemática etc)

Modalidade: Palestra

Neste trabalho apresenta-se uma forma alternativa para realização de fotometria visual e monitoramento de estrelas variáveis. A técnica consiste em obter estimativas de magnitudes aparentes de estrelas variáveis a partir de imagens processadas no software Iris. As imagens de estrelas variáveis foram obtidas com câmera DSLR sem filtros e posteriormente processadas no software Iris. Nesse processamento o canal verde (g) é obtido e com esta imagem é feita a fotometria visual. Alguns resultados obtidos são apresentados e analisados. Estes resultados apontam para a validação da técnica e para a possibilidade de amplo monitoramento de estrelas variáveis brilhantes através de imageamento com câmeras digitais.


Referências sugeridas:

Manual para observação visual de estrelas variáveis - AAVSO (http://www.aavso.org/sites/default/files/vis_manual/portuguese_manual.pdf); O que são estrelas Variáveis - REA (http://rea-brasil.org/variaveis/).

Realização:
Realização
Patrocínio:
Patrocínio
Apoio:
Apoio
© 2020 16º ENAST - Encontro Nacional de Astronomia.    Todos direitos reservados. Administrar Site Design: Fábrica de Criação             concrete5 - open source CMS