14 a 17 de novembro | Brasília
CAsB - Clube de Astronomia de Brasília
MENU
 
Enviado por admin em 27/out/2013

Outros sistemas solares no ensino de Ciências e algumas ferramentas úteis à sua divulgação nas escolas

Autor(es): Michele Rascalha e Charles Morphy Dias dos Santos (orientador). Instituição: UFABC

Palestrante(s) ou Instrutor(es): Michele Rascalha

Área do Trabalho: Ensino e Divulgação Científica

Modalidade: Palestra

Vivemos em um momento único para a história da Ciência, em especial para a Astronomia: em pouco mais de duas décadas, a lista de apenas oito planetas conhecidos saltou para mais de 900. Essas descobertas têm fortes implicações não apenas sobre nosso conhecimento a respeito dos sistemas solares mas também sobre o estudo da vida no universo, afinal, quanto maior o número de mundos existentes, maiores são as chances de pelo menos alguns deles serem habitáveis. Embora as pesquisas nessa área estejam evoluindo a passos largos, os livros didáticos e os programas curriculares de Ciências da Natureza adotados na educação básica ainda apresentam uma visão ultrapassada da Astronomia, ignorando a diversidade de planetas e sistemas solares já identificados pela ciência. Tal fato acaba por obliterar o acesso dos estudantes a esse tipo de conhecimento, consequentemente limitando o trabalho dos professores. O objetivo do presente trabalho é discutir as principais técnicas de detecção utilizadas atualmente na busca por planetas ao redor de outras estrelas em nossa galáxia e demonstrar como algumas ferramentas de divulgação e pesquisa podem servir ao propósito de desenvolver esse tema nas escolas, tanto no nível fundamental quanto no médio. Tais ferramentas incluem aplicativos para tablets, sites oficiais, simuladores e projetos de citizen science – por meio dos quais os internautas podem contribuir direta e ativamente com as pesquisas científicas – muitos delas gratuitas e de ampla disseminação. A utilização de algumas dessas ferramentas em salas de aula do Ensino Fundamental II e Médio tem demonstrado resultados interessantes quanto ao aumento do interesse dos alunos pela astronomia e astrobiologia.


Referências sugeridas:

GRINSPOON, D. Planetas solitários – a filosofia natural da vida alienígena. São Paulo: Globo, 2005. Planet Hunters. Disponível em: http://www.planethunters.org. Acesso em 27/9/2013.

Realização:
Realização
Patrocínio:
Patrocínio
Apoio:
Apoio
© 2020 16º ENAST - Encontro Nacional de Astronomia.    Todos direitos reservados. Administrar Site Design: Fábrica de Criação             concrete5 - open source CMS