14 a 17 de novembro | Brasília
CAsB - Clube de Astronomia de Brasília
MENU
 
Enviado por admin em 04/nov/2013

Utilização de jogo para ensino de astronomia

Autor(es): Adriana Ferreira de Souza/CEFET-RJ; Henrique Gravino Pinho/CEFET-RJ; Izabela Pamela Carvalho Barros/CEFET-RJ; Adriana Oliveira Bernardes/SEEDUC-RJ;

Palestrante(s) ou Instrutor(es): Adriana Souza (CEFET-RJ); Henrique Gravino Pinho/CEFET-RJ; Izabela Pamela Carvalho Barros/CEFET-RJ;

Área do Trabalho: Ensino e Divulgação Científica

Modalidade: Palestra

Nos últimos anos, a tecnologia está cada vez mais presente, e a exigência por uma nova forma de ensinar tem se mostrado cada vez mais forte. O ensino tradicional vem sendo colocado em xeque e a busca por novas ferramentas de ensino têm se mostrado extremamente necessária.

Na tentativa de romper paradigmas, desenvolvemos um jogo de tabuleiro com o intuito de promover e divulgar temas relacionados à astronomia. O ensino por meio de jogos é uma nova ferramenta lúdica e didática, que pode proporcionar a interação entre os alunos e divulgação dos temas contemplados no mesmo.

O projeto foi desenvolvido no Colégio Estadual Canadá, em Nova Friburgo-RJ. A instituição possui 300 alunos no ensino médio regular, no turno da manhã. O jogo foi aplicado nas turmas de 1° ano do ensino médio.

O trabalho foi fundamentado no Currículo Mínimo de Física do Estado do Rio de Janeiro, que prevê o ensino de conteúdos de cosmologia. Os temas escolhidos para compor as perguntas do jogo foram baseadas no mesmo. Várias são as formas de instigar a curiosidade do aluno acerca da ciência. Aqui escolhemos por trabalhar este tema com o jogo, que nos pareceu ser uma boa opção para trabalhar o tema em aulas que não fossem meramente expositivas. Uma ferramenta que nos permitiu trabalhar a ciência de uma forma diferente do que os alunos estavam acostumados e, além disso, esta alternativa é baseada no currículo mínimo estadual, que visa propor um ensino de Física que lhes permita entender como esta ajudou a construir o mundo em que vivemos (Currículo Mínimo 2012).

O jogo é composto por um tabuleiro com diversos obstáculos que devem ser vencidos para prosseguir no jogo. Os três principais obstáculos são as cartas “jogo (?)”, “desafio” e “quem sou eu?” Os dois primeiros possuem perguntas de vários níveis de dificuldade, das mais fáceis até perguntas mais difíceis. Além das teorias, o jogo também tem o objetivo de divulgar os diversos cientistas, filósofos, pesquisadores e astrônomos que contribuíram para o desenvolvimento da astronomia, por isso nas cartas “quem sou eu?” incluímos fotos dos mesmos para que os alunos pudessem conhecê-los. Como todo jogo, este possui um manual de regras.

A avaliação do jogo foi realizada através de  dois questionários. O primeiro questionário foi uma análise prévia (aplicado antes da aplicação do jogo) da opinião dos alunos sobre jogos de tabuleiros, suas preferências de jogos e sobre astronomia. O segundo questionário foi aplicado após a realização do jogo, e visava avaliar o conjunto (tabuleiro, cartas e manual). A análise preliminar mostrou que mais da metade dos jogadores aprovaram o jogo e que o jogo superou expectativas.

Realização:
Realização
Patrocínio:
Patrocínio
Apoio:
Apoio
© 2020 16º ENAST - Encontro Nacional de Astronomia.    Todos direitos reservados. Administrar Site Design: Fábrica de Criação             concrete5 - open source CMS